Como montar um estúdio fotográfico improvisado

Por Mariana Quintana

Começar a carreira de fotógrafo não é fácil para ninguém, equipamentos são caríssimos e muitos trabalhos requerem um estúdio, o que está fora de cogitação para a maioria dos iniciantes. Entretanto, existem algumas dicas que facilitam a nossa vida e, claro, fazem economizar muito dinheiro! Veja como montar um estúdio fotográfico em casa.

montar um estúdio fotográfico

Hoje em dia, faço grande parte dos meus trabalho na minha casa. Claro, quando o trabalho é maior e requer mais espaço, mais estrutura e equipamento, prefiro alugar um estúdio. Mas estúdio não é barato: para ter uma ideia, uma diária em média custa em torno de R$ 400. Como alternativa, coloco a criatividade para trabalhar e monto meu estúdio em casa!

O que foi sempre muito útil para mim, é o suporte para fundos infinitos (aqueles que suportam um rolo de papel). Este é meu estúdio e o monto em qualquer lugar. Um kit com suporte e rolo de papel se encontra por cerca de R$ 500.

Meu equipamento no inicio era somente um speedlight (flash portátil que funciona a pilha), que eu usava (e ainda uso) off camera (muitas dicas sobre essa técnica – para quem lê em inglês – no blog Strobist). Então, comprei uma tocha e um rolo de papel cinza com o suporte.

Com o tempo fui adquirindo mais equipamento, mas foi importante me obrigar a trabalhar com pouco, nessas horas é que temos boas idéias e saimos da zona de conforto. Abaixo montei meu estúdio ao ar livre, e misturei luz natural com um flash:

montar um estúdio fotográfico

Estúdio móvel montado ao ar livre para aproveitar a luz natural

O resultado ficou melhor do que o planejado, aproveitei as sombras no fundo para deixar o retrato mais interessante:

montar um estúdio fotográfico
Abaixo, mais um trabalho fotografado em casa. Um editorial de moda para uma loja. Afastei os móveis da sala e montei o estúdio, a maquiagem e produção de moda ficaram no quarto. Queríamos um fundo claro, obviamente tive que gastar um tempo extra na pós produção para arrumar alguns detalhes, mas mesmo assim o resultado foi o esperado:
montar um estúdio fotográfico

Fundo móvel montado na sala de casa (esqueda) e imagem final (direita)

montar um estúdio fotográfico

Parede branca usada como fundo (esquerda) e foto final (direita)

Esse é somente um modo de criar um estúdio “caseiro”, é possível também pintar paredes, usar tecido ao invés de papel (o que eu também faço muitas vezes), criar fundos com chapas de madeira, usar somente luz natural, inúmeras opções.

O importante é que é possível, sim, fazer boas fotos com recursos limitados. Basta ter criatividade e espaço livre! Para conhecer mais do meu trabalho ou tirar alguma dúvida, acessem minha página no Facebook ou mandem um e-mail para marianaquintanaphoto@gmail.com

Como montar um estúdio fotográfico improvisado

Sobre o autor
- O Indumentária compartilha conteúdo criado por colaboradores. São textos de diversas categorias criados por gente interessante e que tem o que dizer. Quer ser um colaborador? Manda um e-mail pra gente.

Comentários no Facebook