Igualdade de gênero no Brasil só ocorrerá daqui a 95 anos

O Fórum Econômico Mundial divulgou na última quarta-feira, 26, o seu relatório anual sobre igualdade de gênero em 144 países. De acordo com os dados levantados, o Brasil ainda levará 95 anos para alcançar a igualdade de fato, se tudo continuar no ritmo atual.

A pontuação total do país foi de 0,687, sendo que 1 seria o desempenho ideal de paridade. Nos indicadores de saúde e educação, estamos muito bem, com paridade quase total. Mas quando o assunto é economia e política, os dados não são nada animadores. A pontuação de equidade salarial para desempenho na mesma função foi de apenas 0,498; e quando falamos de empoderamento político, o número é ainda mais baixo: 0,132.

Esses números refletem a realidade que vemos com clareza em nosso dia a dia. A expectativa de vida feminina é maior do que a masculina, e há sim muitas mulheres estudando e se formando. Mas quando chegamos no mercado de trabalho, nossos salários são mais baixos e temos menos oportunidades de crescimento. Na política, então, nem se fala. Quantas mulheres se elegeram na última votação?

Juntemos esses dados com outros publicados recentemente pela ONG internacional Save The Children, que avaliou que o Brasil é um dos piores países do mundo para meninas, aparecendo em 102º, de uma lista de 144. A pesquisa levou em conta dados como taxa de mortalidade na gravidez, casamento na infância e adolescência, gravidez precoce, acesso à educação básica e representatividade parlamentar. Não é de admirar que estejamos numa posição baixa – há muito o que melhorar.

Unindo essas informações, dá pra concluir que ninguém da nossa geração vai viver para ver a igualdade de gênero acontecer no Brasil. Nossas filhas talvez presenciem isso bem velhinhas, nossas netas vão usufruir um pouco, mas quem realmente vai vivenciar tudo isso serão nossas bisnetas. É para essa geração que batalhamos hoje – e com um pouco de sorte a gente consegue adiantar essa estimativa. Não custa ser otimista.

Texto e edição da coluna: Andrea Mayumi

Igualdade de gênero no Brasil só ocorrerá daqui a 95 anos

| Feminismo | 0 Comments
Sobre o autor
- Elas por Elas é um coletivo feminista de Curitiba. Somos um espaço de debate e apoio às mulheres. Nossos valores são sororidade, empoderamento, respeito e empatia.

O que achou desta novidade?