Novo menu do Alessandro e Frederico

Fomos convidadas a degustar o novo menu do restaurante Alessandro e Frederico, no Pátio Batel. O restaurante pertence à rede carioca, hoje com cinco casas no Rio de Janeiro e uma em Curitiba. O novo menu foi reformulado pelo chef Ivo Lopes, em um trabalho de consultoria. Pernambucano com raízes cariocas, conhecido e respeitado em São Paulo e Curitiba, Ivo possui bases gastronômicas italianas e técnicas francesas.

Com essa parceria, nossas expectativas eram altas. Sobre seu trabalho na rede, o chef comenta: “Avaliei cada prato do menu antigo e escolhi itens para manter com algumas modificações, além de apresentar propostas que trouxeram novos aromas para a casa. Posso afirmar que promovi uma importante mudança ao empregar mais técnica no preparo dos pratos e na seleção apurada dos ingredientes.”

Nossa noite gastronômica iniciou com um pão fresco, com a proposta de ser degustado com azeite e sal. E seguida, chegaram as novidades do cardápio. A primeira entrada, fria, foi Tartar de Salmão com maçã verde, limão siciliano e bouquet de folhas. Começamos a nos deliciar já pela forma impecável com que foi apresentado. Cada ingrediente ascendia o sabor do outro de forma harmoniosa.

Tartar de Salmão

Tartar de Salmão

Em seguida, fomos surpreendidas pela entrada quente. Raviolli de ricota e espinafre com gema de ovo e salsa de  trufas. Como o próprio chef nos mostrou, este raviolli come-se de colher. Isto porque a gema do ovo está cozida de forma perfeita para manter seu estado cremoso e valorizar cada ingrediente. 

Foto: Lex Kozlik

Raviolli de ricota

Neste ponto, já era mais do que evidente que aquela não seria uma proposta de culinária comum. Quando questionado sobre qual experiência ele deseja que os clientes tenham, o chef diz que “Tem que ter alma. O básico todo mundo faz. O diferencial é fazer com que essa comida tenha personalidade”. Somente até aqui a missão já estaria cumprida. Mas teve mais! 

Como prato principal, as escolhas eram várias. Todas atentas aos detalhes. Para nós, foi servido ravioli de maçã e ricota, acompanhados de shimeji e geléia de pimenta. Uma composição leve, puro deleite.

Outras opções principais são costela de boi assado em baixa temperatura ao vinho tinto com purê rústico de mandioca, robalo grelhado em crosta de ervas com sautée de aspargos e legumes grelhados ao molho de manjericão, tortelli de costela recheados com costela ao molho do seu próprio assado e cogumelo Paris laminado e tagliatelle com ragu de cordeiro e grana padano. Todos muito bem apresentados.

Robalo grelhado em crosta de ervas

Robalo grelhado em crosta de ervas

Com uma mistura de sua base gastronômica italiana e de sua técnica francesa, Ivo diz que sua experiência de percorrer por todo o Brasil deu a ele a oportunidade de conhecer belíssimas ervas e frutas exóticas.

Isto fica evidente nas sobremesas, as quais foram bem fora do comum. Semifredo de manjericão com baunilha e crumble de avelãs foi uma delas. Cálice de doce de leite com sorbet de tangerina e calda de frutas tropicais foi a outra. Apesar de manterem o brownie no cardápio, Chef Ivo acredita que “Sair do básico é preciso”. Apresentar sobremesas sem chocolate foi ousado e certeiro.

Semifredo de manjericão

Semifredo de manjericão

Para Ivo, foi uma grande alegria promover essas misturas exóticas e mostrar que podemos sempre ir além. O manjericão e a baunilha fizeram uma dupla harmoniosa e de bom gosto. Já o sorbet de tangerina com doce de leite fizeram as vezes dos “opostos que se atraem” e fecharam com chave de ouro o novo menu.

Quando perguntamos sobre como se sente em relação ao público curitibano, Ivo diz que somos mais exigentes e completa: “Trabalhar aqui me ajuda demais no sentido de que sempre estou atento para refinar minha gastronomia. Busco o aprimoramento contínuo e estar aqui é como estar num laboratório. Sempre saio daqui mais preparado para surpreender.”

Exigentes como somos, aprovamos o cardápio e saímos de lá alimentadas de uma experiência completa e cheia de nuances.

Fotos dos pratos salgados: Lex Kozlik

Novo menu do Alessandro e Frederico

Sobre o autor
- Bruna Daniel, maquiadora, com muito orgulho e paixão que transborda! Considero a maquiagem minha arte, e nela, a pele é a minha tela. Cada rosto é único e meu trabalho é preservar tal individualidade. Levo novos conceitos de forma sutil e agradável para quem vê. Ando do neutro ao artístico, ressaltando que há de mais interessante para se ver. Meu trabalho é minha grande alegria e realização.

O que achou desta novidade?