Quadrinhos feitos por mulheres para ler online

Eu adoro histórias em quadrinhos, e acho muito legal que a internet nos permita conhecer autoras independentes espalhadas por aí. Separei aqui alguns quadrinhos feitos por mulheres que estão disponíveis online, dos quais gosto bastante, e que trazem algumas temáticas bem bacanas (e feministas, por que não?).

Cores – Carol Rossetti

Comecei a acompanhar o trabalho da Carol Rossetti por causa da sua série de ilustrações “Mulheres”, cheia de mensagens maravilhosas de empoderamento feminino. Há algum tempo ela está com o projeto “Cores”, que mostra um grupo de crianças que não ficam dentro de caixinhas de convenções. Recentemente, virou até livro!

O trabalho da Carol dá pra acompanhar na página dela.

Cores, de Carol Rossetti

Dilemas da Ivana

Dilemas da Ivana tem um monte de tirinhas bem-humoradas, sobre uma série de assuntos. Tem desde coisas do dia a dia até questões mais existenciais, e com ilustrações fofinhas. Já vi tirinha sobre relacionamentos, câncer, corpo feminino e clitóris!

Dá pra ver todo o trabalho na página dela.

Dilemas da Ivana

Como eu realmente – Fernanda Nia

Como eu realmente segue, na maior parte das vezes, aquela ideia de “como as pessoas pensam que é” x “como realmente é”. São retratos de situações do dia a dia, com bastante humor e uma pegada mais nerd de vez em quando, além de algumas discussões sobre assuntos mais diversos, como preconceito de gênero em quadrinhos, por exemplo. A autora também costuma escrever textos que acompanham as tirinhas, às vezes mais engraçadinhos, às vezes mais reflexivos.

Tem um site pra acompanhar tudo.

Como eu realmente

Sarah’s Scribbles – Sarah Andersen

Essas tirinhas são em inglês, mas eu adoro! Gosto das em que o útero da Sarah aparece como um personagem (me identifico muito com as situações), acho as expressões faciais muito engraçadas, e também surgem algumas discussões mais profundas, sem perder o senso de humor.

Dá pra ver as tirinhas na página dela.

Sarah's Scribbles

Bônus: Kaol Porfírio

A Kaol não faz tirinhas, mas eu amo as ilustrações dela! Ela tem uma série intitulada “Fight Like a Girl”, em que ilustra personagens femininas fortes da ficção, seja cinema, quadrinhos, games, séries… Cada desenho vem acompanhado de uma descrição da personagem, elencando os motivos porque ela é tão incrível. De vez em quando ela ilustra mulheres reais maravilhosas também.

Dá pra ver tudo na página dela.

Fight like a girl

Texto e edição da coluna: Andrea Mayumi

Quadrinhos feitos por mulheres para ler online

| Cultura, Feminismo | 0 Comments
Sobre o autor
- Elas por Elas é um coletivo feminista de Curitiba. Somos um espaço de debate e apoio às mulheres. Nossos valores são sororidade, empoderamento, respeito e empatia.

O que achou desta novidade?