Sororidade: juntas somos mais fortes

Sororidade é um termo referente ao feminismo que se popularizou muito nos últimos tempos, mas ainda causa estranheza em algumas pessoas. A sororidade seria uma irmandade entre as mulheres, da mesma forma que fraternidade é para os homens. Inclusive, a palavra vem do termo latino “soror”, que quer dizer irmã.

O termo vem para contrapor a ideia de rivalidade feminina, de que somos inimigas naturais umas das outras e que nos odiamos. A sororidade vem para mostrar um sentimento de união e empatia entre as mulheres, um apoio mútuo em busca de mais igualdade.

Sororidade é se colocar no lugar da outra e ver que mesmo todas sendo mulheres, sofremos opressões diferentes e temos problemas diferentes. Se você é branca, veja o racismo que uma mulher negra sofre. Se você é de classe média / alta, veja os perrengues que mulheres de classe baixa enfrentam. Se você não tem filhos, veja as dificuldades que as mães passam. E assim por diante.

Ouça outra mulher. Os problemas dela podem ser algo que você nem imaginava. Ao mesmo tempo, pode ser algo pelo qual você já passou, e juntas fica mais fácil encontrar a solução. E se abra com outras mulheres. Talvez nem todas pratiquem realmente a sororidade, mas ao se abrir, você pode se surpreender com o acolhimento e descobrir que não está sozinha. Juntas somos mais fortes, lembram?

Sororidade é um assunto bem extenso, e com certeza este texto não faz jus a tudo que podemos discutir a respeito. Mas pode ser um ponto de partida para nos familiarizarmos mais com essa ideia.

Texto e edição da coluna: Andrea Mayumi

Sororidade: juntas somos mais fortes

| Feminismo | 0 Comments
Sobre o autor
- Elas por Elas é um coletivo feminista de Curitiba. Somos um espaço de debate e apoio às mulheres. Nossos valores são sororidade, empoderamento, respeito e empatia.

O que achou desta novidade?